Estamos chegando na época mais festiva do ano, as festas de final de ano, e é o momento que realizamos confraternizações com amigos e familiares.
Infelizmente nessa época é muito comum os casos de intoxicações alimentares em cães e gatos por conta de alimentos inadequados. Na ceia de Natal então, tem muita coisa que pode fazer muito mal para os pets. Confira a lista a seguir:
Uva e uva passa leva a alterações renais graves;
Chocolates: Rico em Teobromina substância tóxica que pode inclusive levar o pet ao óbito;
Nozes: Muitos pets apresentam reações alérgicas graves.
Salpicão: Massa densa que pode causar indigestão, além de conter maionese e uva passa, aliemntos proibidos para pets.
Farofa: Rica em sal e gordura, deve ser mantida longe dos nossos amigos.
Panetone ou Chocotone: rico em gordura e açucares, além das frutas cristalizadas ou chocolate é um alimento que deve ser proibido aos pets.
Molhos: podem ser extremamente fortes para os pets, e deve ser evitado.
Rabanada: extremamente gordurosa, é um risco alto de desenvolver pancreatite nos pets.
Bebidas alcoólicas: Os pet são muito mais sensíveis ao álcool que os humanos, uma pequena quantidade é suficiente para um intoxicação grave.
Ossos: risco alto de obstrução e perfuração esofágica e gástrica. Até quando mastigado as lascas podem fazer danos importantes no sistema digestório. Apesar de muito utilizado como petiscos, esses produtos deveriam ser mantidos longe dos animais.
A recomendação é que sempre que receber visitas você explique e peça para que mesmo sob um olhar pidão não forneçam ao pet qualquer tipo de alimento humano, para as crianças seu pedido deve ser ainda mais elucidativo, explique que o animalzinho ficará muito doente se comer comida humana.
Além disso na hora da refeição, você deve deixar seu pet em outro cômodo da casa, forneça a alimentação dele, e um petisco específico para cães, para que ele também aproveite a noite de Natal da melhor forma possível.
Faça um Natal feliz e sem precisar correr para a emergência veterinária.
Dra. Dyba, atendimento veterinário domiciliar em Florianópolis.
Comments