top of page

Cachorro perdendo muito pelo, é normal?


A resposta para essa pergunta pais pets é depende. Calma, no texto vou te explicar...


foto de um cachorro perdendo pelo, o pelo está na mão da pessoa
Fonte imagem: unsplash.com

Esse questionamento é bastante frequente entre os tutores de pets. Precisamos saber que todos os cãezinhos possuem o ciclo do pelo, então essa pelagem nasce, cresce e em algum momento se renova. Essa troca é mais evidente nas trocas de estações, ou seja, na primavera e no outono, renovando e preparando a pelagem para a estação seguinte.


O pelo passa por três fases: anágena (crescimento), catágena (repouso) e por fim telógena (queda). Essas fases tem períodos de tempo diferente de acontecer nas diferentes raças, por exemplo em animais de pelo longo como o Lhasa Apso, o YorkShire, Poodle, por exemplo, possuem a fase do crescimento muito longa, por isso eles precisam ser tosados e o pelo continua crescendo por bastante tempo, assim quase não vemos pelos pela casa de um pet de pelo longo.


cachorro lhasa apso branco e preto
Fonte Imagem: unsplash.com

Já raças de pelos mais curtos como por exemplo, o Dachshund, o Buldog, o Pincher possuem um ciclo folicular mais rápido e assim uma fase telogenica mais breve, levando a queda do pelo mais rapidamente. Outra questão que favorece percebermos mais os pelinhos pela casa é que os pelinhos curtos, ao se soltarem não conseguem ficar presos entre os outros pelos, ao contrário do que ocorre nos cães de pelo longo. Aqui tem um vídeo onde falo sobre isso.

cachorro da raça dachshund pelo curto marrom
Fonte imagem: unsplash.com

Como diminuir os pelos pela casa?

A resposta para essa pergunta é bastante simples, basta escovar seu pet todos os dias. Para isso sempre se certifique que é uma escova adequada para seu animal, e que não irá machucar a pele dele (lembrando que rasqueadeiras e escovas de metal devem ser utilizadas apenas por profissionais que sabem manusear esses instrumentos), invista em uma escova de cerdas macias. Em cães de pelo longo que podem dar um pouco mais de trabalho a escovação deve ocorrer no mínimo duas vezes na semana e principalmente nas estações onde a troca se intensifica.

Além disso mantenha sempre o antipulgas do seu pet em dia, ofereça uma dieta equilibrada e de qualidade, leve-o para passear regularmente, invista em bons produtos para o banho, e realize check-ups anuais ou semestrais.


Outras causas para a queda de pelos

Além da troca fisiológica existem alguns fatores que podem predispor a queda de pelos do seu pet, como nutrição deficiente, falta de hidratação (ingestão hídrica), utilização de produtos inadequados no pelo do seu animal. E doenças como fungos, sarnas, dermatites, presença de ectoparasitas como pulgas, doenças hormonais, alergias, entre outros.

Para diferenciar a troca de pelos normal, pela queda causada por alguma alteração indesejada é preciso observar se essa perda do pelo está acompanhada de algum sintoma como: vermelhidão, coceira, áreas alopécicas (sem pelo), lesões na pele, feridas, descamações, ou algum outro sintoma, nesses casos é preciso procurar o Médico Veterinário para o melhor diagnóstico e tratamento.

Lembre-se pais pets, a pele muitas vezes é a voz do organismo do animal, e nos mostra quando algo não vai bem.

cachorros amigos correndo
Fonte imagem: wix.com

Espero que este post tenha te ajudado pai pet!

Comments


bottom of page