No caso de alergias, o proprietário notará sintomas como irritação na pele, vermelhidão e coceira mais rapidamente. No entanto, alguns outros requerem atenção, mesmo que não mencionem diretamente as alergias.
Eles são:
Perda de peso;
Perda de apetite;
Otites frequentes;
Lambedura de patas;
Chacoalhar a cabeça com frequência;
Vermelhidão na pele;
Mau cheiro na pele;
Feridas, cascas, crostas;
Embora alguns sintomas, como diarreia e perda de peso, possam indicar outras condições além das alergias, é importante avaliar a presença de mais de uma dessas condições ao mesmo tempo. Nesse caso, é necessário consultar um veterinário o mais rápido possível para que um diagnóstico adequado possa ser feito.
Quais são as causas mais comuns?
Determinar a causa da alergia do seu cão é importante para evitar que isso aconteça mais. Confira abaixo os principais motivos.
Alimentação
Normalmente, uma alergia ocorre quando um ou mais ingredientes em um alimento fazem com que o sistema imunológico fique hipersensível.
Atópicas
Se caracteriza por sensibilidade a alérgenos ambientais, podendo ser ácaros, poeira doméstica, pólen, gramíneas, entre outros.
Fator genético
Existem algumas raças geneticamente mais propícias à alergia. São elas:
Bulldog Francês;
Bulldog Inglês;
Golden Retriever;
Lhasa Apso;
Maltês;
Poodle;
Pug;
Shih tzu;
Yorkshire.
Picadas de insetos
Esta é uma causa muito comum, principalmente para cães que moram em uma casa de campo ou têm muito contato com a natureza.
Como tratar a alergia em cachorro?
Ao notar algum dos sintomas listados, o ideal é levar o cachorro ao veterinário imediatamente. Dessa forma, o profissional pode solicitar os exames necessários para determinar os problemas de saúde do animal, além de prescrever o tratamento adequado para o caso, que pode envolver medicação oral ou injetável, uso de shampoos específicos, etc.
É importante não usar qualquer medicamento em seu cão sem orientação médica, pois pode ser extremamente perigoso para a saúde de seu animal de estimação, além de potencialmente piorar a condição.
Além disso, algumas medidas preventivas podem evitar o desenvolvimento de alergias, como:
Use apenas produtos adequados para a pele do seu pet;
Evitar a ingestão de alimentos que não sejam ração;
Rações especiais são preferidas de acordo com a raça ou tamanho do cão.
As alergias a cães são comuns, mas com os devidos cuidados, seu cão pode viver uma vida tranquila e sem preocupações. Por isso, fique sempre atento ao comportamento do seu animal e leve-o regularmente a um profissional para verificar a saúde dele.
Se você gostou deste conteúdo, deixe aqui seus comentários e tire suas dúvidas!
Dra. Dyba, atendimento Veterinário Domiciliar em Florianópolis.
コメント