Como identificar e tratar a alergia em cachorro

No caso de alergias, o proprietário notará sintomas como irritação na pele, vermelhidão e coceira mais rapidamente. No entanto, alguns outros requerem atenção, mesmo que não mencionem diretamente as alergias.

Eles são:

• Perda de peso;

• Perda de apetite;

• Otites frequentes;

• Lambedura de patas;

• Chacoalhar a cabeça com frequência;

• Vermelhidão na pele;

• Mau cheiro na pele;

• Feridas, cascas, crostas;

Embora alguns sintomas, como diarreia e perda de peso, possam indicar outras condições além das alergias, é importante avaliar a presença de mais de uma dessas condições ao mesmo tempo. Nesse caso, é necessário consultar um veterinário o mais rápido possível para que um diagnóstico adequado possa ser feito.

Quais são as causas mais comuns?

Determinar a causa da alergia do seu cão é importante para evitar que isso aconteça mais. Confira abaixo os principais motivos.

tutora ao lado do se cachorro  descansando
Fonte: wix.com

Alimentação

Normalmente, uma alergia ocorre quando um ou mais ingredientes em um alimento fazem com que o sistema imunológico fique hipersensível.

Atópicas

Se caracteriza por sensibilidade a alérgenos ambientais, podendo ser ácaros, poeira doméstica, pólen, gramíneas, entre outros.

Fator genético

Existem algumas raças geneticamente mais propícias à alergia. São elas:

• Bulldog Francês;

• Bulldog Inglês;

• Golden Retriever;

• Lhasa Apso;

• Maltês;

• Poodle;

• Pug;

• Shih tzu;

• Yorkshire.

Picadas de insetos

Esta é uma causa muito comum, principalmente para cães que moram em uma casa de campo ou têm muito contato com a natureza.

Como tratar a alergia em cachorro?

Ao notar algum dos sintomas listados, o ideal é levar o cachorro ao veterinário imediatamente. Dessa forma, o profissional pode solicitar os exames necessários para determinar os problemas de saúde do animal, além de prescrever o tratamento adequado para o caso, que pode envolver medicação oral ou injetável, uso de shampoos específicos, etc.

basset round no veterinário em cima da mesa de metal sendo avaliado

É importante não usar qualquer medicamento em seu cão sem orientação médica, pois pode ser extremamente perigoso para a saúde de seu animal de estimação, além de potencialmente piorar a condição.

Além disso, algumas medidas preventivas podem evitar o desenvolvimento de alergias, como:

• Use apenas produtos adequados para a pele do seu pet;

• Evitar a ingestão de alimentos que não sejam ração;

• Rações especiais são preferidas de acordo com a raça ou tamanho do cão.

As alergias a cães são comuns, mas com os devidos cuidados, seu cão pode viver uma vida tranquila e sem preocupações. Por isso, fique sempre atento ao comportamento do seu animal e leve-o regularmente a um profissional para verificar a saúde dele.

Se você gostou deste conteúdo, deixe aqui seus comentários e tire suas dúvidas!

Dra. Dyba, atendimento Veterinário Domiciliar em Florianópolis.