top of page

Doenças mais comuns em cães no verão de Florianópolis

O verão e suas altas temperaturas associada as chuvas da estação proporcionam o maior acontecimentos de algumas doenças que vamos mencionar no decorrer do texto. Isso também se deve ao fato de ser uma estação onde saímos mais com nossos pets, frequentamos parques e ambientes onde circulam muitos animaizinhos durante o dia.


Proliferação de pulgas e carrapatos

As altas temperaturas favorecem o crescimento exacerbado de pulgas e carrapatos, portanto a melhor forma de prevenção é a utilização de antipulgas (durante todo o ano, mas em especial nessa época). No mercado existe inúmeras opções, portanto verifique sempre com seu veterinário de confiança qual a melhor opção para o seu pet.

mão segurando um carrapato e cão atrás
Fonte: google imagens

Hipertermia e Insolação

Esse problema indesejado acaba se tornando comum nos cãezinhos durante o verão. Por isso atentem-se pais pets, passear com o pet em horários muito quentes, fazê-los realizar exercícios físicos em demasia, deixá-los em ambientes pouco arejado por levar a uma hipertermia que pode ser fatal. Destaco aqui a atenção especial para os braquicefálicos (de focinho curto) como os Pugs, Buldogue, Shih Tzu, Pequinês, Lhasa Apso, Maltês, entre outros, que possuem maior dificuldade em fazer a troca de calor.


Viroses

Nesse período também fica evidente o aumento de doenças causadas por vírus e que podem ser evitadas através de vacinação. Doenças como a Parvovirose, Cinomose e a Leptospirose infelizmente ainda são muito presentes no nosso cotidiano veterinário. Altamente contagiosas são uma ameaça aos nossos pets.

Verifique a carteira de vacinas do seu pet e o proteja o quando antes.

Veterinária segurando seringa e vacina
Fonte: arquivo pessoal Dra. Dyba

Leishmaniose

Causada por um protozoário é uma doença considerada zoonose, ou seja, pode passar para o ser humano através da picada do mosquito infectado. O animal ou a pessoa se infecta através da picada de um mosquito conhecido como Mosquito palha, nos pets não existe cura. A melhor forma de prevenção é através da vacinação e também utilização de repelentes específicos ou permitidos para pets (consulte seu veterinário).

mosquito transmissor de leishmaniose com um circulo vermelho
Fonte: google fotos

E aí, esse post esclareceu suas dúvidas?


Dra. Dyba, atendimento veterinário Domiciliar em Florianópolis.

1 Comment


tiago.piovesan
Nov 29, 2022

Dra. já tentei usar vários antipulgas, mas nenhum está resolvendo para meu cachorro

Like
bottom of page