Medicina veterinária preventiva para cães e gatos

A medicina preventiva veterinária tem como objetivo maior promover a saúde e assim ir na contra mão das doenças, protegendo os pets antes da doença ocorrer (ou diagnosticar precocemente).

Gato cinza sendo auscultado por veterinária

Normalmente, os tutores só levam seu pet ao veterinário quando eles estão doentes No entanto, a medicina preventiva pode evitar doenças e prover uma vida mais saudável.

A medicina veterinária preventiva previne que seu pet adoeça, evita que ele sofra com uma doença, levando também ao sofrimento de toda a família, afinal nosso pet é o nosso filho, é nosso melhor amigo. E além de tudo, a prevenção é mais vantajosa também no sentido financeiro.

Mas, afinal, como a medicina veterinária preventiva influência na saúde do seu pet?

A medicina veterinária preventiva é um conjunto de ações que serão determinadas de acordo com as características de cada pet, entre essas ações podemos destacar:

• Nutrição: uma alimentação equilibrada contribui para uma boa saúde e consequentemente evita o aparecimento de doenças;

• Vacinação: é uma das ferramentas mais importantes, pois

previne inúmeras doenças infecciosas;

• Geriatria: atenção à saúde dos pets idosos;

• Controle parasitário: que deve ser determinado pelo seu veterinário de acordo com o estilo de vida do seu pet.

• Check-up: realização consultas periódicas e exames laboratoriais.

A medicina veterinária preventiva, portanto, é um conjunto de ações e estratégias que visam a saúde do pet. É justamente por meio desta antecipação, que se pode evitar o adoecimento de animais ou que doenças graves, que precisam de acompanhamento ou de um tratamento urgente, sejam detectadas precocemente e tenham mais chances de cura, trazendo assim longevidade e qualidade de vida para seu pet.