top of page

O que é Parvovirose Canina?

  • Foto do escritor: Tiago Piovesan
    Tiago Piovesan
  • 12 de dez. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 19 de dez. de 2022

É uma doença infectocontagiosa causada por um vírus que acomete os cães. A transmissão acontece pelo contato direto ou indireto através das fezes contaminadas. Predominantemente acomete animais filhotes, devido a vulnerabilidade imunológica que acontece nessa fase.

Buldog fofo olhando natal
Fonte imagem: wix.com

Sintomas da Parvovirose

Os principais sinais clínicos são letargia, inapetência, vômitos e diarreia (geralmente sanguinolenta). Os primeiros sinais clínicos tendem a ser a perda do vigor, inapetência, perda de peso e em seguida a diarreia sanguinolenta.

Todas as raças podem ser acometidas e alguns autores destacam certa predisposição de algumas raças como Rottweiler, American Pit Bull Terrier, Labrador Retriever, Doberman Pinscher e Pastor Alemão podendo apresentar uma infecção mais grave, podendo até ser infectados na fase adulta.


Como diagnosticar a Parvovirose

Através do clínico do paciente o veterinário vai expor as suas suspeitas, a partir disso existem diversos testes rápidos que poderão ser feitos para diagnosticar de fato a Parvovirose.


Tratamento

Sempre que houver suspeita de uma doença infectocontagiosa devemos isolar o paciente dos outros animais que convivem com ele. A recomendação é a internação deste paciente, pois ele vai precisar de fluidoterapia, injeções para controle da náusea e antibióticos, além de suplementação com vitaminas. Além de analgesia, pois há grande desconforto abdominal.

As taxas de mortalidade podem chegar a 30%.


Como prevenir a Parvovirose?

Felizmente essa doença pode e deve ser prevenida, a vacinação mostra-se eficaz em reduzir drasticamente a incidência da doença.

O protocolo deve ser iniciado a partir dos 45 dias de vida, com intervalo de 21 dias entre as doses. A quantidade de doses que seu pet vai precisar pode variar, estando a cargo do seu veterinário estabelece-lo.

É importante destacar que o vírus da parvovirose é muito resistente no ambiente, e pode sobreviver no solo ou em materiais orgânicos por mais de 10 anos.


Vacina domiciliar

Na correria do dia a dia as vezes fica difícil tirar um tempo, para levar o pet até um clínica, e para isso pegar o transito, enfrentar fila de espera, o animal estressado... Mas agora é possível realizar a vacinação do seus pets sem sair de casa, através do atendimento veterinário domiciliar. Nós vamos até seu pet, em um horário que não atrapalha seus afazeres.

Dra dyba vacinação
Dra. Dyba CRMV 10128, Veterinária domiciliar em Florianópolis

Entre em contato conosco.

Fone Whatssapp: (48) 99169-1925, Dra. Dyba, atendimento Veterinário Domiciliar em Florianópolis.



Comments


bottom of page