Os gatos assim como os cães possuem vacinas específica para eles, e devem receber essas vacinas anualmente. O protocolo vacinal dos bichanos deve ser iniciado aos por volta dos 45-60 dias de vida, essa idade é suficiente para o sistema imune dos pequenos estar apto para receber a imunização.
Quais vacinas meu gato precisa tomar?
Seu gato precisa iniciar o protocolo com a vacina polivalente (V3, V4, ou V5), e na sequencia realizar a vacina Antirrábica.
V3: chamada de tríplice viral, protege o felino contra a Panleucopenia, a Calicivirose e a Rinotraqueíte viral felina.
V4: Protege o felino de todas as doenças listadas acima e também contra a Clamidiose.
V5: protege o felino contra a Panleucopenia, a Calicivirose, a Rinotraqueíte e também contra a Leucemia viral felina (Felv).
Antirrábica: protege o felino contra o vírus da raiva, uma zoonose (passa para o ser humano) importante, pois é uma doença incurável, essa deve ser realizada ao fim do protocolo vacinal aos 120 dias de vida.
A escolha da melhor opção de vacina para seu bichano e quantas doses de vacina polivalente será necessária vai depender da idade do seu pet, do estilo de vida e do nível de exposição do felino. Assim você e seu Médico Veterinário vão decidir juntos como será o protocolo vacinal. É importante ressaltar que os reforços vacinais devem ser anuais para o resto da vida do pet, com uma dose de vacina polivalente e uma dose de vacina antirrábica.
A vacina antirrábica é considerada obrigatória, assim sempre que você for viajar com seu pet precisa atualizar essa vacina o quanto antes.
Doenças que são prevenidas com as vacinas
Rinotraquíte (v3, v4, v5): provoca diversas alterações respiratórias nos felinos;
Calicivirose (v3, v4, v5): extremamente contagiosa, também provoca alterações respiratórias.
Panleucopenia(v3, v4, v5): provoca alterações no sistema gastrointestinal e pode ser fatal aos gatos.
Clamidiose (v4, v5): Infecção bacteriana que atinge principalmente os olhinhos dos felinos.
Leucemia viral felina (v5): atinge o sistema imune dos felinos, debilitando-o, e o deixando vulnerável a outras doenças. Essa doença não tem cura e é muito disseminada em nosso país.
Meu gato nunca sai de casa, precisa ser vacinado?
A resposta é sim! Dificilmente um gatinho nunca terá contato com outros durante sua vida direta ou indiretamente, seja em uma ida ao veterinário, uma mudança de casa, uma viajem... Além disso nós podemos carrear alguns vírus em nossos sapatos ao passear na rua, em nossas mãos ou roupas ao ter contato com outro felino. Então mesmo que nosso bichano não tenha acesso a rua ele deve estar protegido. A prevenção sempre será nossa maior aliada quanto o assunto é a saúde dos nossos pets.
Onde posso encontrar as vacinas para gatos?
As vacinas éticas são vacinas que apenas os Médicos Veterinários podem aplicar, portanto jamais permita que seja aplicadas por alguém que não é veterinário, alguém que não tem o conhecimento para manusear essas vacinas. A vacinação deve ser precedida de um exame clínico minucioso para verificação se aquele animal está apto, com sua saúde integra para receber um imunizante, mais um motivo para apenas veterinários realizarem as vacinações.
Nós da Dra. Dyba, vamos até a sua residência e levamos as vacinas de forma segura e com controle rigoroso de temperatura para garantir que seu pet será efetivamente protegido contra essas doenças. Nosso atendimento é Catfriendly respeitando o comportamento do seu felino, então nada de estresse nem para o tutor e nem para os bichanos.
Proteja quem você ama!
Bình luận