É permitido levar meu cão as praias de Florianópolis?

Todo tutor de pet já deve ter pensado como seria divertido ter a companhia do cãozinho curtindo uma praia, não é mesmo? Mas isso está longe de ser uma realidade no Brasil, na grande maioria das nossas praias é proibido a circulação de pets, passível de multa.

cachorros correndo na areia da praia

A lei 094/01, Art. 8º define que: “É expressamente proibida a presença de cachorros, gatos ou outros animais em praias a qualquer título”. As leis que regem essa proibição se sustentam em dois pontos principais: A questão sanitária, visto que alguns tutores ainda não tem a consciência da importância de recolher os dejetos do pet que podem transmitir doenças, além de muitas vezes não ter um acompanhamento veterinário recorrente para garantir que o pet não possua alguma afecção que possa ser transmitida a humanos e a outros animais.

Uma das principais preocupações relacionados a questão sanitária é com a transmissão da larva migrans cutânea ou bicho geográfico. É uma doença causada por vermes nematódeos Ancylostoma, propagados através de fezes contaminadas de cães e gatos. Lembrando que essa doença pode ser transmitida em qualquer local inclusive no jardim da sua casa se seu pet não for vermífugado adequadamente. E o outro ponto é com relação a segurança e liberdade, pois existem pessoas que não gostam de pets, e também alguns cães que não são suficientemente sociáveis para frequentar lugares públicos e com muitas pessoas, como acontece em temporadas nas praias.

Certamente quem tem um pet em casa não concorda com essa proibição, entretanto as leis são feitas para todos, mesmo que gere consequências para grande parte da sociedade. E quem paga são os pets, que na verdade se colocarmos na balança não tem culpa, se muitos tutores ainda não possuem a consciência da importância de coletar as fezes, e usar guias nos pets em lugares públicos.

Entretanto algumas praias do Brasil é permitida a entrada e circulação dos nossos pets como, por exemplo, a praia de Santos, na qual foi o primeiro município que aprovou uma legislação para tal com a Lei Complementar n° 1.140 aprovada pela Câmara Municipal em 19 de outubro de 2020, que permite a circulação dos cachorros na praia desde que estejam com as vacinas em dia, e também que o tutor usasse a coleira guia em seu pet.

cachorro dormindo tranquilamente

Faço aqui uma ressalva pessoal, o calor e o sol da praia, a ingestão acidental de areia e água salgada podem fazer muito mal a saúde dos pets. Então, sempre que for a praia lembre de deixar seu pet confortável em casa, em áreas frescas e com água fresquinha a vontade. Assim ELE estará tranquilo e VOCÊ também.